Inaugurada a mais de 35 anos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto”, também conhecida como Polivalente da Praia do Suá ou simplesmente Paes Barreto, oferta gratuitamente ensino fundamental, médio e curso técnico pós-médio a diversas comunidades da Grande Vitória. Além disso, mantém o CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e o NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação. Atualmente atende a mais de 1000 alunos distribuídos no turno matutino, vespertino e noturno. O ensino fundamental é ofertado somente no turno vespertino e o ensino médio e curso técnico pós-médio nos três turnos. No turno noturno, além do ensino médio regular, a escola oferta a EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino médio, onde é possível concluir o ensino médio em um ano e meio. O curso técnico pós-médio é o Técnico em Edificações, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Regional de Engenharia, tem excelente aceitação no crescente mercado de trabalho da construção civil da Grande Vitória, visto que a maioria dos estudantes faz estágio obrigatório ou estão empregados na área.

CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual

CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual
Funciona na escola Paes Barreto das 7hs às 17hs e atende gratuitamente aos deficientes visuais que procuram auxílio, além de ofertar cursos para professores da rede estadual e municipais. Foi inaugurado em 14 de setembro de 1999, resultante de uma parceria entre o governo federal, organizações não governamentais e a Secretaria de Estado da Educação. Os serviços oferecidos seguem abaixo:
·        Produção de livros e textos em Sistema Braille
·        Produção e distribuição de livros digitais: Formato Daisy
·        Alfabetização no Sistema Braille
·        Ensino do Soroban
·        Estimulação para bebês
·        Orientação e Mobilidade
·        Informática para deficientes Visuais – Sistema Dosvox
·        Atendimento musical para deficientes visuais: flauta, teclado e violão
·        Orientação pedagógica sobre deficiência visual: estudantes e profissionais da educação
·        Cursos de formação de Professores na área da Deficiência Visual
·        Formação continuada aos professores da rede estadual
·        Assessoramento às salas de recursos da rede estadual
·        Reabilitação
·        Orientação as famílias
·        Palestras em escolas e faculdades
Em 2011 foram oferecidos dois cursos de formação continuada (Soroban e Dosvox), quatro cursos de formação de professores: Inclusão Musical, Orientação e Mobilidade, Transcritor de Textos Braille, Estimulação Visual e treinamento e uso do Mec Daisy que contemplou as 11 Superintendências Regionais de Educação Estaduais  e  os professores da área da Deficiência Visual da rede municipal de Vitória. O CAP atende também as demandas dos diversos municípios do estado, para tanto ofereceu capacitação para 228 professores de diversos municípios. Além disso, aproximadamente 60 deficientes visuais de toda a Grande Vitória são atendidos semanalmente na escola