Inaugurada a mais de 35 anos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto”, também conhecida como Polivalente da Praia do Suá ou simplesmente Paes Barreto, oferta gratuitamente ensino fundamental, médio e curso técnico pós-médio a diversas comunidades da Grande Vitória. Além disso, mantém o CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e o NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação. Atualmente atende a mais de 1000 alunos distribuídos no turno matutino, vespertino e noturno. O ensino fundamental é ofertado somente no turno vespertino e o ensino médio e curso técnico pós-médio nos três turnos. No turno noturno, além do ensino médio regular, a escola oferta a EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino médio, onde é possível concluir o ensino médio em um ano e meio. O curso técnico pós-médio é o Técnico em Edificações, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Regional de Engenharia, tem excelente aceitação no crescente mercado de trabalho da construção civil da Grande Vitória, visto que a maioria dos estudantes faz estágio obrigatório ou estão empregados na área.

NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação

O Atendimento Educacional Especializado aos alunos com altas habilidades e superdotados no Espírito Santo teve início na EEEFM Rômulo Castelo, município de Serra, em 27 de junho de 1995, com uma sala de recursos denominada Projeto de Atendimento ao Aluno Talentoso (PAAT) que em 1996 passou a funcionar na EEEFM “Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto”, localizada em Vitória. A partir desta proposta, novas salas de recursos foram criadas em outros municípios, que também passaram a ser chamadas de PAAT e permanecem até hoje.
Em 2006 o MEC criou o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação - NAAH/S em todas as capitais dos Estados brasileiros e o PAAT dessa escola então passou a ser denominado NAAH/S-ES. O NAAH/S tem como objetivo maior atender alunos com indícios de altas habilidades e superdotação por meio da formação e capacitação dos professores e profissionais da educação visando o processo de identificação e atendimento desses alunos, bem como oferecer acompanhamento aos pais e à comunidade escolar em geral, no sentido de produzir conhecimento sobre o tema, disseminar informações colaborando assim para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade.
Atualmente o NAAH/S atende a 53 alunos da rede pública estadual da Grande Vitória em dois projetos, Robótica Educacional e Artes. Para participar dos projeto é muito simples: basta o professor da rede detectar alguma habilidade diferenciada do aluno, este é encaminhado para o NAAH/S, onde é feita uma avaliação do seu potencial e poderá ou não participar dos projetos. Neste ano de 2011 houve uma demanda muito grande para o projeto de robótica e por isso foi necessário realizar um processo seletivo através de prova escrita.
A seguir segue vídeos e fotos resultantes dos projetos desenvolvidos: