Inaugurada a mais de 35 anos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto”, também conhecida como Polivalente da Praia do Suá ou simplesmente Paes Barreto, oferta gratuitamente ensino fundamental, médio e curso técnico pós-médio a diversas comunidades da Grande Vitória. Além disso, mantém o CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e o NAAH/S – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação. Atualmente atende a mais de 1000 alunos distribuídos no turno matutino, vespertino e noturno. O ensino fundamental é ofertado somente no turno vespertino e o ensino médio e curso técnico pós-médio nos três turnos. No turno noturno, além do ensino médio regular, a escola oferta a EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino médio, onde é possível concluir o ensino médio em um ano e meio. O curso técnico pós-médio é o Técnico em Edificações, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Regional de Engenharia, tem excelente aceitação no crescente mercado de trabalho da construção civil da Grande Vitória, visto que a maioria dos estudantes faz estágio obrigatório ou estão empregados na área.

Histórico

Inaugurada no dia 1º de maio de 1976, na gestão do Governador Élcio Álvares, sendo Secretário de Estado da Educação e Cultura o Dr. Alberto Stange Júnior.
Tem como Patrono o Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, figura de renome na vida pública e intelectual do Espírito Santo no período de 1910 e 1950. Nasceu em 11 de novembro de 1881, no Recife, Estado de Pernambuco, e faleceu em 11 de julho de 1969, no Rio de Janeiro. Sua dedicação à cultura, à educação, às letras e à imprensa não pode ser esquecida. Foi prefeito da Capital e Secretário-Geral no Governo Jerônimo Monteiro. Defendeu e representou o Espírito Santo, com outros ilustres homens, nas gestões de limites territoriais com o Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Foi membro da Academia Espírito-Santense de Letras, fundador da Faculdade de Direito do Espírito Santo e do Instituto de Histórico e Geográfico do Espírito Santo, além de professor da Escola Normal do Estado, juiz de Direito, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça.